Dona do Pingo Doce refere que as vendas subiram 4,6% impulsionadas pela polaca Biedronka.
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O lucro da Jerónimo Martins caiu 36,2% no primeiro semestre, face a igual período de 2019, para 104 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira a dona da cadeia de supermercados Pingo Doce.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo refere que as vendas subiram 4,6% para 9.317 milhões de euros, impulsionadas pela cadeia polaca Biedronka.
"O forte desempenho da Biedronka mais do que compensou a queda de vendas em Portugal e a pressão da desvalorização do zloty e do peso colombiano", lê-se no comunicado.
O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) recuou 4,9% para 635 milhões de euros, sendo que este desempenho "foi negativamente impactado pela desalavancagem operacional dos negócios que registaram, no segundo trimestre, uma pressão sobre o desempenho das vendas".
A Jerónimo Martins refere que, ao longo de seis meses, "os custos diretos, com impacto no EBITDA, incorridos pelas insígnias no contexto da pandemia estimam-se em cerca de 29 milhões de euros".