Luís Filipe Pereira é o nome proposto para suceder a Silva Peneda no Conselho Económico e Social. O ex-ministro da saúde é uma proposta social-democrata.
Corpo do artigo
Depois de Silva Peneda, é Luís Filipe Pereira quem vai estar na frente do Conselho Económico e Social. O nome do economista foi proposto pelo PSD. A TSF apurou que o Partido Socialista concorda.
A eleição do presidente do Conselho Económico e Social, pelo parlamento, exige uma maioria de dois terços e está marcada para o próximo dia 15 de maio. O prazo para apresentação de candidatos terminava às 18:00 de hoje.
Luís Filipe Pereira já ocupou diversos cargos em vários governos. Foi, por exemplo, ministro da Saúde nos executivos liderados por Durão Barroso e por Pedro Santana Lopes.
O mandato do presidente do CES tem a duração da legislatura da Assembleia da República pelo que o novo titular do cargo assumirá funções durante cerca de cinco meses.
O futuro presidente do CES vai substituir Silva Peneda, que assumirá funções de adjunto do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.