Lula da Silva visita Portugal de 22 a 25 de abril, para a cimeira luso-brasileira e uma visita de Estado.
Corpo do artigo
A sessão de boas vindas a Lula da Silva vai mesmo realizar-se a 25 de abril, apesar da contestação da Iniciativa liberal e do Chega. A cerimónia realiza-se uma hora e meia antes da habitual sessão solene do 25 de Abril.
O presidente brasileiro vai ser recebido no Parlamento às 10h00, a sessão solene do 25 de Abril será mais tarde, às 11h30. Esta decisão saiu da reunião da Conferência de Líderes e mereceu a contestação do Chega, de acordo com o líder parlamentar do partido.
A sessão de boas-vindas vai contar com discursos do Presidente brasileiro e do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.
Lula da Silva visita Portugal de 22 a 25 de abril, para a cimeira luso-brasileira e uma visita de Estado, anunciada na véspera da tomada de posse do Presidente do Brasil, nos últimos dias de dezembro.
Inicialmente, o discurso do Presidente brasileiro, no Parlamento, foi anunciado para a sessão solene do 25 de Abril. O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, assinalou o "caráter inédito" da cerimónia, o que levantou uma série de críticas da oposição.
Dias depois, em fevereiro, Augusto Santos Silva comunicou aos parlamentares que o presidente brasileiro teria direito a uma sessão de boas-vindas, não discursando na cerimónia do 25 de Abril, no que foi visto como um recuo à decisão inicial.
Na bancada da Iniciativa Liberal vai contar-se apenas um deputado, durante a sessão de boas-vindas. Na terça-feira, o partido ameaçou apresentar-se apenas de forma institucional, com o líder parlamentar Rodrigo Saraiva, caso o presidente da Assembleia da República marcasse a sessão de boas vindas ao Presidente do Brasil e a sessão solene do 25 de Abril o partido para o mesmo dia.
16158554