
Rui Machete
Global Imagens/Sara Matos/Arquivo
O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) rejeitou o requerimento do PCP para enviar para o parlamento as atas e documentos das reuniões da Comissão Bilateral Permanente, entre Portugal e Estados Unidos, ocorridas nos últimos três anos, a propósito da redução na Base das Lajes.
Corpo do artigo
A resposta do MNE foi divulgada aos deputados da Comissão de Negócios Estrangeiros pelo deputado do PS, Sérgio Sousa Pinto, já depois das audições do presidente do governo regional dos Açores e do presidente da Câmara Municipal de Praia da Vitória.
De acordo com o presidente da Comissão, na resposta ao requerimento, o MNE alegou que os documentos não podem ser disponibilizados «em virtude de não se tratarem de documentos administrativos, mas sim de natureza bilateral relativos a negociações políticas e diplomáticas sensíveis e em curso».
Carla Cruz, deputada do PCP, diz que os comunistas vão agora «analisar» a resposta de Rui Machete e tomar uma decisão sobre futuras iniciativas, considerando que há informações «sem caráter sigiloso», que deveriam «ser do conhecimento da Comissão».
No requerimento entregue no parlamento, o Partido Comunista Português referia que «foi tornado público que o Governo português tinha conhecimento desde 2013 da decisão do Governo dos Estados Unidos de reduzir e abandonar a Base das Lajes» e que esta «foi comunicada na reunião da Comissão Bilateral, em Washington».