
O problema foi que a viagem aconteceu durante o período de escola. A multa é de 77 euros, mas a mãe pode pode mesmo ser condenada a uma pena de prisão de três meses, se o caso chegar a tribunal.
Michelle Smith tem trinta e quatro anos e é agente de viagens. Uma profissão que deixa adivinhar o gosto por conhecer novos destinos. E qual é a graça de viajar sozinho? Com quatro filhos, ainda menos sentido deve fazer para esta mãe britânica. As férias da Páscoa foram o timing perfeito para juntar a família e ir até Ibiza. Só falhou um pormenor. É que, afinal, nem todos os filhos estavam de férias.
[twitter:725602293756878848]
Como os filhos estudam em escolas diferentes, Michelle nunca ponderou que as datas das férias não coincidissem. Mas a realidade era mesmo essa. A polémica teve origem no facto de o governo britânico dar total liberdade de escolha às escolas nas datas dos períodos de férias (que podem ser totalmente diferentes mesmo sendo colégios da mesma localidade).
Quando foi ao colégio de Amélia, a filha de 12 anos, percebeu o (pequeno) entrave e informou a instituição da viagem. Relembrou também que Amélia não tinha nenhuma falta.
Assuntos arrumados, mala feita... seguiram viagem. Oito dias foi o tempo que passaram na ilha espanhola, e também o tempo que Amélia faltou às aulas.
Dias depois de regressar deparou-se com a multa, enviada da parte do Conselho de Blackpool - localidade onde vivem, a Noroeste de Inglaterra.
A multa de 60 libras (cerca de 77 euros) pode ainda chegar a 2.500 libras (cerca de 3.200 euros) ou até uma pena de prisão de três meses, caso a mãe seja presente a tribunal.
Michelle Smith não vai contestar a decisão, mas não deixa de criticar a forma como o sistema funciona, que, na sua opinião, não tem em conta as famílias numerosas com filhos em diferentes instituições de ensino.
Karen McCarterA, diretora do colégio Norbreck onde estuda Amélia, reconheceu que se trata de uma situação complicada, mas nada pode fazer. As únicas faltas possíveis de justificar são as mortes de parentes, e quem dita essa regra também é o governo.