
Mahmoud Abbas e Passos Coelho
Reuters
O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, iniciou esta quarta-feira uma visita de dois dias a Portugal com um encontro com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
Corpo do artigo
Mahmoud Abbas e a restante comitiva palestiniana chegaram à residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, às 17h30.
Após os habituais cumprimentos e uma breve troca de palavras, em inglês, Abbas e Passos Coelho estiveram reunidos mais de 40 minutos. Os dois responsáveis não prestaram declarações aos órgãos de comunicação social presentes no local.
Quinta-feira, Abbas reúne-se com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, pelas 11h00, seguindo-se uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, prevista para as 13h00, e uma audiência com a presidente do parlamento, Assunção Esteves, agendada para as 17h00.
Segundo a embaixada palestiniana em Lisboa, Abbas é acompanhado nesta visita a Portugal pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Autoridade Palestiniana, Riyad al-Malki, pelo negociador chefe, Saeb Erakat, e pelo seu porta-voz, Nabil Adu Rudeina.
A delegação chegou hoje a Lisboa, proveniente da Turquia, e permanece na capital portuguesa até sexta-feira, dia em que não está previsto qualquer encontro oficial.
Em 29 de novembro, a Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução para a elevação do estatuto da Palestina a Estado observador não-membro.
A resolução foi aprovada com 138 votos a favor, incluindo de Portugal, nove votos contra e 41 abstenções.