Na sequência do inédito no futebol português - com o adiamento do jogo entre o Famalicão e o Sporting por falta de polícias -, o ministério de José Luís Carneiro convocou o diretor nacional da Polícia de Segurança Pública e o Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana para uma reunião na manhã deste domingo.
Corpo do artigo
O ministro da Administração Interna (MAI) quer ouvir, o mais rápido possível, os mais altos responsáveis das forças de segurança na sequência dos incidentes registados este sábado, envolvendo agentes policiais. Para a reunião, José Luís Carneiro convocou o diretor nacional da Polícia de Segurança Pública, o superintendente-chefe Barros Correia, e o comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, o tenente-general Rui Veloso, para uma reunião este domingo de manhã.
Depois de a Liga Portugal exigir a instauração de um processo de inquérito de forma a apurar responsabilidades, num comunicado enviado já depois das dez da noite, o Ministro da Administração Interna informa, ainda, que " determinou a abertura de um inquérito urgente, por parte da Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI), aos acontecimentos que respeitam ao policiamento, pela PSP, do jogo Famalicão – Sporting, da Primeira Liga de futebol, em especial dos que se reportam a generalizadas e súbitas baixas médicas apresentadas por polícias".
Este sábado fica, também, marcado pela ameaça do Sindicato Nacional da Polícia, que admite boicotar as eleições de 10 de março. à TSF, o presidente, Armando Ferreira, alerta que vão ser tomadas iniciativas cada vez mais radicais e podem, mesmo, pôr em causa as legislativas antecipadas.
O MAI ordenou, assim, a abertura de um outro inquérito "a respeito de declarações de um responsável sindical relativas à atividade da PSP no contexto dos próximos atos eleitorais, nomeadamente a possibilidade de estar em causa o transporte de urnas de votos".
O comunicado termina a dar nota da reunião marcada para as 09h00, no Ministério da Administração Interna, com o Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública e o Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana.
Leia o comunicado
"O Ministro da Administração Interna determinou a abertura de um inquérito urgente, por parte da Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI), aos acontecimentos que respeitam ao policiamento, pela PSP, do jogo Famalicão – Sporting, da Primeira Liga de futebol, em especial dos que se reportam a generalizadas e súbitas baixas médicas apresentadas por polícias.
Foi também determinada à IGAI, pelo titular da área governativa da Administração Interna, a abertura de um inquérito, a respeito de declarações de um responsável sindical relativas à atividade da PSP no contexto dos próximos atos eleitorais, nomeadamente a possibilidade de estar
em causa o transporte de urnas de votos.
Mais se informa que o Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública e o Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana foram convocados pelo Ministro da Administração Interna para uma reunião a ocorrer amanhã, 04 de fevereiro, às 09h00 no Ministério da Administração Interna."