O ministro da Administração Interna assina hoje, em Lisboa, 20 protocolos com 17 autarquias, para a cedência de edifícios para a instalação de postos da GNR e esquadras da PSP.
Corpo do artigo
No âmbito do programa de reabilitação de edifícios para as forças e serviços de segurança, apoiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), as autarquias vão ceder as instalações ao Ministério da Administração Interna (MAI), para aí serem instalados postos da GNR e esquadras da PSP.
Segundo o MAI, os protocolos estabelecem que as autarquias apresentem um projeto de reabilitação dos edifícios e que o submetam à validação do MAI ou, em alternativa, que aceitem o projeto elaborado pelo Ministério da Administração Interna.
No âmbito dos protocolos, as autarquias comprometem-se a apresentar a candidatura ao QREN, que financia o projeto em 85 por cento, e ficam responsáveis pela realização da obra.
A grande maioria dos protocolos a assinar hoje destina-se a instalações para a GNR.
Alandroal, Arcos de Valdevez, Barcelos, Cantanhede, Castelo de Vide, Celorico de Bastos, Ferreira do Alentejo, Fundão, Leiria, Marco de Canaveses, Ourém, Penedono, Reguengos de Monsaraz, Sátão, Tabuaço, Viana do Castelo e Vila Verde são as autarquias que vão assinar o protocolo com o MAI.