Eduardo Cabrita adianta que o que está a ser testado é o alargamento do sistema a outro tipo de alertas que não apenas para incêndios florestais.
Corpo do artigo
Não está em fase de testes mas sim a funcionar em pleno. O ministro da Administração Interna garante que o sistema de envio de SMS às populações está operacional.
"Está a funcionar plenamente tal como funcionou o ano passado. Não tivemos ainda este ano, felizmente, nenhuma situação semelhante à do ano passado que justificaram o envio de 20 milhões de SMS. O sistema funciona assim", explicou o ministro.
11174521
Eduardo Cabrita garante que, se houvesse hoje um alerta vermelho, toda a gente que estivesse na região afetada seria avisada por mensagem. O que está em teste, adianta o ministro, é o alargamento deste sistema a outras situações que não os incêndios florestais.
TSF\audio\2019\08\noticias\02\maria_augusta_casaca_peca_ministro_administracao_interna
"Situações de ciclone, terramoto, de inundações de grande dimensão. Porque a obrigação contratual inicial era exclusivamente para incêndios florestais. O que está neste momento a ser testado é uma malha mais fina que permita alertas noutro tipo de situações", adiantou o governante.
Eduardo Cabrita diz que este sistema é elogiado e copiado a nível europeu. Segundo o ministro a área ardida em Portugal situa-se nesta altura 37 por cento abaixo da verificada nos últimos dez anos.