Uma árvore de natal flutuante é a atração deste Natal em São Martinho do Porto. Maior do que esta, dizem, "só no Brasil". A ideia ajudou a dinamizar o comércio local e já foi batido o recorde de visitas em dezembro.
Corpo do artigo
Pode dizer-se que o Natal, este ano, também veio por mar. Em São Martinho do Porto (Alcobaça) está instalada uma árvore de natal em plena baía. A atração tem impressionado quem por ali passa.
E se os visitantes ficam agradados, os comerciantes agradecem. "Tem vindo muita gente ver a árvore à noite e as pessoas acabam por comprar sempre mais qualquer coisa", revela Carla Amaral, que tem uma loja na avenida marginal.
A opinião é partilhada por Daniel Canhão, dono de um café: "nota-se muito mais gente nas ruas desde que a árvore foi ligada, faz lembrar o verão, as pessoas acabam por beber mais uns cafés".
O movimento também é notado nos restaurantes "com muito mais gente a jantar" diz Osvaldo Moreno, que trabalha num restaurante na zona do caís, com vista privilegiada para a baía.
Para já, certo "é o recorde de visitantes neste mês de dezembro", revela o autarca local Joaquim Clérigo. "Somos capazes de já ter muito perto de 150 mil pessoas a visitar a árvore", um número que pode "duplicar" até à festa dos Reis.
O presidente da junta de freguesia não duvida que esta é uma "aposta ganha" e o concretizar de um sonho antigo, "com mais de três anos".
O projeto ia para além das capacidades da junta de freguesia, mas esta nunca desistiu do desígnio procurando parceiros que financiassem a ideia.
Foi junto das empresas e dos comerciantes de São Martinho do Porto (aos quais se juntou a câmara de Alcobaça) que a estrutura foi construída, "com a ajuda das gentes da terra", que garantiram a mão-de-obra.
O trabalho durou "cerca de um ano" e requereu técnicos em engenharia náutica e eletromecânica, bem como especialidades de carpintaria. "Tudo feito pelos fregueses daqui", realça com orgulho Joaquim Clérigo, presidente da junta de freguesia.
O trabalho comunitário contribui para dar um brilho especial e diferente a São Martinho do Porto, com a instalação desta que é a maior árvore de natal flutuante da Europa.
Quem ali vai à noite não fica indiferente ao colorido em pleno mar na baía, a 250 metros de terra. A árvore está assente numa plataforma flutuante de 64 metros quadrados (8x8m) e 22 metros de altura.