Os veleiros da regata The Tall Ships Races despediram-se de Lisboa, depois de quatro dias de visitas de milhares de pessoas.
Corpo do artigo
Parados no porto de Santa Apolónia desde sexta-feira, os 50 maiores veleiros do mundo puderam ser visitados, por dentro e por fora, e muitos foram os curiosos que não quiseram perder essa oportunidade.
Esta segunda-feira foi o dia de os navios dizerem adeus a Lisboa e centenas de pessoas não quiseram perder o momento. À medida que os barcos se afastavam, todos acenavam.
Alguns dos navios despediram-se de forma especial, como o veleiro do México que preparou uma coreografia com os seus tripulantes, que subiram aos mastros, alinhados, de braços abertos, em jeito de agradecimento, ao som de música típica do país.
The Tall Ships Races é uma competição de vela que se realiza anualmente para dar oportunidades de formação a jovens de todo o mundo. A primeira regata foi realizada entre Torbay (Reino Unido) e Lisboa há 60 anos.
A competição, que passa por quatro portos (1.955 milhas náuticas), começou em Antuérpia (Bélgica), agora Lisboa, seguindo depois para Cadiz (Espanha), de quinta-feira a domingo, e Corunha (Espanha), de 11 a 14 de agosto.