A Direcção Geral da Administração Eleitoral refere que o processo de notificação dos cidadãos, sobre o novo número de eleitor e freguesia de voto, está na fase final e correu bem. Cerca de um milhão de eleitores já foi notificado.
Corpo do artigo
Para que evitar que se repitam nas próximas eleições os problemas verificados nas últimas presidencias, a esmagadora maioria dos eleitores com cartão do cidadão já foi notificada sobre o novo número e a respectiva freguesia de voto.
A carta já chegou a mais de um milhão de eleitores. Desta vez, a Direcção Geral da Administração Eleitoral (DGAE) enviou o número de eleitor e a freguesia de voto aos eleitores que sofreram alterações por causa do cartão de cidadão.
Ao todo, são um milhão e cem mil, ficando a faltar cerca de cem mil eleiotres: os militares e alguns novos eleitores.
Mas o director da DGAE, Jorge Miguéis, garantiu à TSF que o processo está a correr bem.
Cerca de três mil cartas foram devolvidas, as reclamações estão a ser analisadas, para que os cadernos estejam fechados a 21 de Maio. Trata-se de um trabalho contra o relógio que obrigou, como explicou Jorge Miguéis, a um reforço da equipa.
Para garantir que desta vez não vai haver falhas, o director da DGAE adiantou à TSF que o sistema informático foi robustecido, com uma banda mais larga e com outra medida elementar.
«Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém», frisou Jorge Miguéis, que avalia em cerca de meio milhão de euros o custo na aplicação destas medidas.