
Sala de aulas
As vagas abertas no ensino superior público para o próximo ano lectivo totalizam 50.777, o que representa uma subida de 1505 lugares face ao ano anterior. A informação é avançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O ministério de Mariano Gago destaca o aumento do número de vagas para horários pós-laborais, que cresceu 60,7 por cento, ou seja, passou de 2.160 em 2007 para 3.471 em 2008, ampliando a oferta para os trabalhadores-estudantes.
O ensino superior politécnico foi o grande responsável pelo aumento do número de vagas, disponibilizando mais 1.166 lugares. Já o ensino superior universitário apenas criou mais 339.
Entre 2004 e 2008, o número de vagas aberto anualmente para ingresso no ensino superior público cresceu de 46.673 para 50.777 lugares.
No que diz respeito ao curso de Medicina, um dos mais requisitados, ingressarão no próximo ano lectivo 1.614 novos estudantes, o que representa um aumento de 151 lugares em relação a 2007.
Por área de formação, os cursos em que se registou um maior aumento de vagas foram os de Ciências e Tecnologias (mais 635 lugares, o que os coloca na liderança com um total de 17.117 vagas) e os de Ciências Sociais (com mais 612), seguindo-se, a larga distância, os de Saúde e Protecção Social (com mais 191).
Por seu turno, a queda no número de vagas registou-se sobretudo nas Humanidades (com menos 169), seguindo-se as Ciências Veterinárias (com um decréscimo de 25 lugares face ao ano lectivo anterior) e a Educação (com uma redução de 10 lugares).
No concurso nacional de acesso, cabe à licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa o número recorde de vagas, com 510 lugares abertos.
No extremo oposto estão oito cursos que abriram apenas uma dezena de vagas cada. É o caso das licenciaturas em Ciências Agrárias e em Energias Renováveis, ambas na Universidade dos Açores, Engenharia e Arquitectura Naval, no Instituto Superior Técnico, ou Ciências da Engenharia - Engenharia de Minas e Geoambiente, na Universidade do Porto.