Fogo deflagrou na quarta-feira à noite numa zona de mato.
Corpo do artigo
Já está em fase de resolução que lavra desde a noite desta quarta-feira em Valença. O fogo já queimou mais de 500 hectares.
As chamas atingiram três concelhos: Valença, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira. À TSF, o presidente da câmara de Valença, Vítor Mendes fala de uma melhoria da situação nas últimas horas:
"Da parte de Valença está resolvido. Os focos que temos neste momento estão em Paredes de Coura e em Vila Nova de Cerveira. Estão controlados mas, de um momento para o outro e se as condições climatéricas se alterarem, pode ser complicado", reconhece o autarca. Vítor Mendes prevê que o combate ainda possa durar mais algumas horas.
Continuam no local mais de 280 operacionais, apoiados por 91 viaturas e quatro meios aéreos, segundo informações constantes da página da Proteção Civil.
Este fogochegou a estar próximo de habitações e de uma fábrica, mas já não representa perigo para as mesmas. Houve ainda necessidade de evacuar algumas das habitações, mas os moradores já regressaram às suas casas.
O fogo deflagrou na quarta-feira às 21h19.
Notícia atualizada às 18h32.