Mais de 1500 bombeiros combatem incêndios em Portugal. Proteção Civil espera dominar fogo em Ponte da Barca "até final da manhã"
Os fogos de Arouca, Ponta da Barca e Penamacor continuam a ser os de maior envergadura. Nas últimas horas deflagraram chamas também em Mangualde
Corpo do artigo
Mais de 1500 operacionais estavam no terreno por volta das 07h30 desta terça-feira no combate às chamas nos incêndios que deflagraram em Arouca, Ponta da Barca, Penamacor e Mangualde, de acordo com a Proteção Civil.
O incêndio em Arouca, distrito de Aveiro, mobilizava por essa hora 567 operacionais, apoiados por 178 viaturas, segundo a página oficial da Proteção Civil.
Em Penamacor, no distrito de Castelo Branco, o combate "está a correr favoravelmente", de acordo com o Comando Sub-regional da Beira Baixa.
Encontram-se aí 394 operacionais, auxiliados por 139 veículos, no combate ao fogo com duas frentes ativas, sendo que uma está dominada "a 70%", acrescentou esta fonte.
Já em Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, combatem o fogo 377 operacionais com o auxílio de 126 veículos. Este incêndio poderá estar extinto até ao final desta manhã. Em declarações à TSF, o comandante sub-regional da Proteção Civil do Vale do Ave, Rui Costa, que agora lidera as operações, adianta que durante a madrugada foi possível acabar com duas frentes de fogo.
"Mantemos uma frente ativa, já muito mais curta em dimensão. Todos os meios no teatro de operações estão a trabalhar, estão a fazer manobras de ataque direto a esta frente. As equipas estão a fazer tudo para que tenhamos a chama extinta até ao final da manhã. É uma manobra que está a ser complicada, está a ser muito dura para todos os operacionais envolvidos no combate, mas estamos a ter algum sucesso nesta missão", explica à TSF Rui Costa, sublinhando que as chamas não ameaçam qualquer casa.
"Não temos qualquer zona habitacional em perigo. Todo o incêndio lavra em zonas de mato, não oferecendo qualquer perigo para as populações. Tivemos registo de alguns abrigos de animais e alguns abrigos de alfaias agrícolas que foram atingidos, mas não temos qualquer registo de danos em casas de primeira habitação. Neste momento, todas as populações das aldeias próximas do local do incêndio estão em segurança", acrescenta.
Ainda de acordo com dados no portal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), 169 operacionais combatiam por volta da mesma hora um incêndio em Mangualde.
Notícia atualizada às 08h23
