Pelo menos 13 feridos no incêndio em Cascais e 70% do fogo dominado. Mais de 600 bombeiros no local
O fogo lavra perto do Hospital de Cascais, mas "não está em risco", segundo disse à TSF a Proteção Civil. O alerta foi dado às 16h58.
Corpo do artigo
O combate ao incêndio na zona de Alcabideche, no concelho de Cascais, que mobiliza esta terça-feira 658 operacionais, 176 veículos e uma aeronave, de acordo com o site da Proteção Civil, está a ser reforçado com "mais meios" devido à proximidade de habitações, sendo o vento a principal dificuldade.
Cerca de 70% do perímetro do incêndio florestal em Alcabideche, no concelho de Cascais, está dominado, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil, acrescentando que nove bombeiros e quatro civis sofreram ferimentos.
"Cerca de 70% do perímetro do incêndio está já dominado, no entanto, ainda temos aqui longas horas de trabalho pela frente, no combate aos setores que ainda estão ativos e também em todo o trabalho de consolidação que tem de ser feito, para garantir que não há reativações", explicou o comandante do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa, Hugo Santos, num ponto da situação realizado pelas 23:45 de terça-feira.
Hugo Santos realçou que o vento continua a ser um fator de preocupação, referindo que continuam a ocorrer "rajadas fortes a velocidades entre os 70 e os 80 quilómetros por hora".
Nove bombeiros sofreram ferimentos leves nos combates às chamas, maioritariamente todos por "situações de exaustão", enquanto quatro civis foram assistidos "por inalação de fumos", adiantou a mesma fonte
A localidade de Zambujeiro está a ser evacuada devido ao incêndio florestal que lavra esta terça-feira naquela zona, disse à Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana.
A mesma fonte adiantou que a população está a ser retirada da aldeia por militares da GNR.
Questionado pela TSF sobre a eventual necessidade de evacuar o Hospital de Cascais, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais afirma: "Nego completamente. Não há nenhuma necessidade."
Admitindo ainda que o "fogo já esteve perto do canil municipal", o autarca avança que já foram retirados "600 animais".
Em declarações à TSF por volta das 23h30, Carlos Carreiras afirmou que "a situação está mais controlada, uma vez que o vento diminuiu". O fogo está agora a ir na direção de mato.
Fernando Azevedo, comandante operacional da Proteção Civil, tinha já adiantado à TSF que, apesar de o incêndio lavrar perto do Hospital de Cascais, o mesmo "não está em risco".
TSF\audio\2023\07\noticias\25\fernando_azevedo_incendio
"Isto é um incêndio que está a evoluir, temos meios empenhados em combate e, neste momento e a esta hora, não temos informação de qualquer risco ao nível hospitalar", assegurou o comandante operacional da Proteção Civil.
Fonte do Hospital de Cascais avança ainda à TSF que está "em coordenação com a Proteção Civil e a autarquia" e admite que caso o incêndio desenvolva "desfavoravelmente", a "evacuação é uma hipótese em cima da mesa".
Contactado pela Lusa perto das 18h30, o Centro de Apoio Social do Pisão, que também se situa nas proximidades do fogo, disse que também não têm indicações por parte das autoridades para evacuarem as instalações.
"Há ainda a registar um ferido ligeiro, um bombeiro", acrescentou uma fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa à Lusa, afirmando desconhecer o tipo de ferimentos.
Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa disse à Lusa que este incêndio requer "cuidado dado a dificuldade ao combate devido ao vento que se faz sentir naquela zona".
A circulação na A5 foi esta terça-feira à tarde cortada nos dois sentidos entre os nós de Alvide e de Cascais devido ao incêndio que deflagrou em Alcabideche, avançou fonte da GNR à Lusa.
"O trânsito está a ser desviado para a A16", acrescentou a mesma fonte.
À Lusa, fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa fala em "duas frentes ativas" na zona de Alcabideche, um incêndio que está a evoluir e os bombeiros estão "a evitar o pior". Anteriormente, à TSF, Fernando Azevedo referiu que estava "uma frente ativa".
Às 16h58 foi dado o alerta para um incêndio florestal na localidade de Zambujeiro, que se situa em zona de serra e pertence à freguesia de Alcabideche, no concelho de Cascais, distrito de Lisboa.
Notícia atualizada às 00h10 de 26 de julho