Mais de 25 mil operações oncológicas na Península Ibérica foram realizadas com recurso a robôs em 2024
O número é avançado pela Excelência Robótica, a entidade responsável em Portugal e Espanha pelo sistema Da Vinci, um equipamento que auxilia na operação de pacientes
Corpo do artigo
No ano passado foram feitas mais de 25 mil operações oncológicas, na Península Ibérica, com recurso a robôs, avançou esta terça-feira a Excelência Robótica, quando se assinala o Dia Mundial da Luta contra o Cancro.
“Em 2024, só na Península Ibérica foram realizadas mais de 25 mil cirurgias robóticas. Na Península Ibérica temos cerca de 75 hospitais com recursos já ao sistema robótico”, disse, à TSF, Eugénio Vicente, responsável clínico da entidade que dirige todos os programas de cirurgia robótica.
Do número total de hospitais, 16 são em Portugal. No país, esta tecnologia tem especial eficácia em determinados cancros, “nomeadamente na zona pélvica, abdominal e torácica”, acrescentou.
Eugénio Vicente referiu ainda que operações feitas com ajuda robôs trazem muitos benefícios para os doentes: “A preservação dos tecidos saudáveis, diminuindo também o risco das complicações ao longo da cirurgia; uma baixa taxa de conversão, menores perdas de sangue.”
A técnica é cada vez mais utilizada tanto nos hospitais públicos como nos privados. A entidade Excelência Robótica prevê que este tipo de operações aumente cerca de 25% este ano.
