Combate ao incêndio numa zona de "floresta intensiva" chegou a ser apoiado por 14 aeronaves.
Corpo do artigo
Foi dado como controlado o incêndio que deflagrou na tarde deste domingo na zona de Barreiros e Cepões, no concelho de Viseu, e chegou a ser combatido por mais de 300 operacionais e dez aeronaves. Um bombeiro sofreu ferimentos ligeiros nas operações de combate.
Perto das 20h00, o comandante operacional da Proteção Civil, José Costa, confirmou à TSF que o fogo tinha sido dominado e que os trabalhos tinham agora como objetivo o "rescaldo e consolidação do perímetro que foi atingido".
Sem registo de populações "ameaçadas ou em risco", o responsável revelou que houve registo de "um bombeiro ferido leve com trauma ocular".
Antes, em declarações à TSF pelas 18h00, o presidente da câmara municipal de Viseu, Fernando Ruas, adiantava que o fogo atingia uma zona de "floresta intensiva de pinheiro-manso e pinheiro-bravo" e que, por isso mesmo, havia "pouco risco" para as pessoas e habitações que "com facilidade" serão salvaguardadas.
TSF\audio\2023\10\noticias\01\fernando_ruas_18h
"Naturalmente que os problemas para as pessoas existem com as perdas que, se calhar, serão avultadas pelos seus bens e pinheiros que vão arder", lamentou o autarca, que não deixava de assinalar que apesar de a vegetação estar "elevada, não é normal haver nesta altura incêndios".
O objetivo transmitido pelo comandante dos bombeiros no local ao autarca tinha sido o de tentar conter o incêndio até ao cair da noite - o que aconteceu - para que depois, com "a temperatura a baixar e a humidade também a aumentar, seja mais fácil o controlo".
O alerta para o fogo foi dado pelas 14h04 e, pelas 20h30, estão no local 290 operacionais, apoiados por 89 viaturas. Durante o dia chegaram a estar envolvidas 14 aeronaves.
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas no concelho podem atingir os 32 ºC neste domingo.