Operações foram realizadas em festivais de verão organizados em seis distritos.
Corpo do artigo
Foram identificados 63 menores de idade devido ao consumo de álcool em operações de fiscalização em festivais de verão durante os meses de junho, julho e agosto, anunciou esta quarta-feira a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
Em comunicado, a ASAE adianta que os menores, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, foram identificados em operações realizadas nos distritos de Viana do Castelo, Porto, Lisboa, Setúbal, Castelo Branco e Beja.
"Em resultado destas ações, foram fiscalizados 518 operadores económicos e instaurados 53 processos de contraordenação, bem como identificados 63 menores entre os 13 e 17 anos de idade no âmbito da fiscalização da lei do álcool", é referido.
A ASAE adianta também que foram apreendidos 285 quilos de carne e produtos cárneos no valor de 1.425 euros e suspensa a atividade de um estabelecimento por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene.
De acordo com a ASAE, foram levantados processos de contraordenação por colocação à venda de bebidas alcoólicas em locais públicos a menores, por falta de comunicação prévia e pela inexistência de processo ou processos baseados nos princípios do HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos).
Foram também levantados processos de contraordenação por "incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, falta de afixação de preços, falta de controlo metrológico de pesos, inexatidão ou deficiência de rotulagem, violação das regras de etiquetagem e marcação e incumprimento das regras de acesso aos espetáculos de natureza artística".