O fogo começou em Quintelas. No terreno estão 72 bombeiros, apoiados por 20 viaturas
Corpo do artigo
Mais de 70 operacionais combatem, esta terça-feira, um incêndio no distrito de Vila Real, em Quintelas, na serra do Alvão.
Com início pelas 20h45 de segunda-feira, o fogo é combatido por 72 operacionais, apoiados por 20 viaturas.
O fogo começou em Quintelas e sobe para Sirarelhos, na parte de baixo desta aldeia que não ardeu no grande incêndio de 02 a 13 de agosto e, segundo fonte da ANEPC, o combate está a surtir efeitos e o fogo está a ceder aos meios, também não estando habitações em risco.
A serra do Alvão, em Vila Real, foi atingida por um grande incêndio entre 02 e 13 de agosto que se alastrou a Mondim de Basto e queimou 6000 hectares, cerca de 1500 dos quais no Parque Natural do Alvão (PNA).
No concelho de Vila Real, o fogo impactou sete freguesias e 30 localidades.
Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
Os fogos provocaram quatro mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, alguns com gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
Segundo dados oficiais provisórios, até 23 de agosto arderam cerca de 250 mil hectares no país, mais de 57 mil dos quais só no incêndio que teve início em Arganil.
Os meios aéreos estrangeiros a atuar em Portugal no combate aos incêndios florestais ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil vão manter-se no país até sexta, segundo informação da ANEPC.
