Incêndio em Loures dominado, mas mantêm-se mais de 120 operacionais no terreno
À TSF, fonte do comando sub-regional da Proteção Civil da Grande Lisboa refere que "todo o perímetro está estabilizado".
Corpo do artigo
O incêndio que deflagrou em Loures, no distrito de Lisboa, esta madrugada, está dominado desde as 14h21. No terreno mantêm-se a ser combatido 123 operacionais, apoiados por 43 veículos.
O comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Comando Sub-Regional da Grande Lisboa, Hugo Santos, adianta, em declarações à TSF na tarde desta quarta-feira, que "todo o perímetro está estabilizado", mas destaca que o "declive extremamente acentuado" da área ardida dificultou os trabalhos no terreno.
TSF\audio\2023\08\noticias\16\hugo_santos_14h00
"Quero com isto dizer que, apesar de termos alguma chama ativa dentro do perímetro, não irá afetar mais área do que aquela que já afetou. Naturalmente, estamos a falar de um incêndio que ocorre em declive extremamente acentuado, com dificuldade de acesso aos meios de combate e, por isso mesmo, a dificuldade da extinção do mesmo", explica.
Hugo Santos afirma ainda que "as reativações que têm existido são todas dentro do perímetro queimado e não em pontos sensíveis", pelo que não há "habitações ameaçadas - nem houve em qualquer momento do incêndio".
José Duarte garante ainda que a origem do incêndio é, para já, desconhecida.
Há a registar um bombeiro com ferimentos ligeiros que esta manhã foi transportado ao Hospital Beatriz Ângelo, em Loures. O comandante adianta que este já "saiu do hospital e está a recuperar favoravelmente", tratando-se de uma "situação de cansaço".
O alerta para o incêndio foi dado às 03h26.
Notícia atualizada às 18h07