
Direitos Reservados
Mais de 90 mil alunos dos ensinos básico e secundário, de 1.260 escolas portuguesas, participam hoje no "Canguru Matemático sem Fronteiras", que envolve cerca de seis milhões de estudantes, de 47 países.
Corpo do artigo
Júlio Neves, responsável pela organização da prova em Portugal, disse à TSF que o «maior concurso de matemática do mundo» serve para mostrar aos alunos «que a matemática não é só o que é mostrado na sala de aula, que a matemática é muito mais do que isso e apelar um bocadinho ao raciocínio lógico, motivá-los um bocadinho e levá-los a concluir que também conseguem resolver problemas».
Em 2012, 91.734 estudantes portugueses participaram no "Canguru Matemático sem Fronteiras", mas Júlio Neves acredita que este ano a participação vai quebrar um novo recorde.
O teste, para alunos do 2º ao 12º anos de escolaridade, terá início, em Portugal, às 14h30, nas instalações das escolas inscritas, decorrendo durante uma hora e meia.
Organizado desde 2005 pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), o concurso consiste numa única prova, por categoria (no total de oito categorias), considerando as idades dos participantes, com três níveis de dificuldade.
As listas dos resultados das provas vão divulgar os dez melhores alunos de cada escola, em cada categoria, e, pelo menos, os cem melhores estudantes a nível nacional em cada escalão.