
Ensino Superior
Direitos Reservados
Mais de 90 por cento dos alunos que concorreram à primeira fase do Acesso ao Ensino Superior entraram numa das opções que escolheram. Quase de 60 por cento entraram na primeira opção.
Corpo do artigo
Noventa e um por cento dos candidatos ao Ensino Superior conseguiram entrada na 1ª fase do Concurso de Acesso ao Ensino Superior, a maior percentagem de sempre.
Segundo o Ministério da Educação, 42 mil alunos conseguiram entrar na universidade, tendo quase 60 por cento entrado na primeira opção que escolheram.
Metade dos cursos ficaram com as suas vagas já preenchidas, ao passo que 17 ficaram sem qualquer aluno colocado, a maior parte dos quais no Interior do país.
A maior parte dos politécnicos do Interior do país não têm metade das suas vagas preenchidas, sendo que 120 cursos ficaram com três ou menos alunos colocados.
Em relação a 2010, houve menos três mil alunos a entrarem na universidade, havendo depois da primeira fase ainda mais 12 mil vagas disponíveis em cursos do Ensino Superior.
Agricultura é a área de estudos com menos candidatos, enquanto que Ciências Sociais, Comércio e Direito são as que têm procura.
Medicina voltou a ser o curso com notas mais altas, com a Universidade do Porto a que teve a nota mais elevada neste curso, dado que o último colocado conseguiu entrar neste curso com 18,6 valores.