
Falta de limpeza do mato nas margens das estradas representa quase metade das multas
José Carmo/Global Imagens
Distritos de Leiria, Castelo Branco, Viseu, Coimbra, Braga, Santarém, Vila Real, Viana do Castelo e Aveiro destacam-se no mapa de incumprimentos.
Mais de uma centena de câmaras municipais foram multadas por falta de limpeza de terrenos. As principais infracções registadas pela Guarda Nacional Republicana (GNR) são a falta de tratamento nas margens das estradas e junto às linhas de distribuição eléctrica. Há, ainda assim, menos incumprimentos do que em 2019, de acordo com o Jornal de Notícias.
Apesar da pandemia, que levou ao adiamento de muitos trabalhos de limpeza, a GNR passou perto de 2200 multas, menos do que as de 2019, quando se contabilizaram mais de 4200.
Das multas deste ano, a maioria foi passada a particulares, mas as empresas e entidades colectivas também não escapam. O Jornal de Notícias adianta que mais de uma centena de multas visam a administração local.
Devido à pandemia, muitos serviços municipais estiveram fechados, e, por isso, os trabalhos de limpeza tiveram de ser adiados.
A falta de limpeza do mato nas margens das estradas representa quase metade das multas às autarquias. Segue-se a falta de limpeza em volta das linhas de distribuição de energia eléctrica de média tensão.
Os distritos de Leiria, Castelo Branco, Viseu, Coimbra, Braga, Santarém, Vila Real, Viana do Castelo e Aveiro destacam-se no mapa de incumprimentos.
As multas às câmaras podem ir dos 1600 aos 120 mil euros.