Numa operação conjunta, a Polícia Judiciária e a Polícia Espanhola apreenderam 1300 quilos de cocaína no Algarve. A PJ considera ter feito a maior apreensão realizada nos últimos tempos na Europa.
Corpo do artigo
Foi uma investigação e uma cooperação internacional considerada exemplar, tanto pela Polícia Portuguesa como pela Espanhola. Ao todo foram detidos 9 indivíduos, 7 espanhóis e 2 marroquinos.
Três dos espanhóis estavam em Portugal, os restantes arguidos, entre eles uma mulher, em Espanha, nas cidades de Sevilha e Huelva.
Cirilo Duran, chefe do Corpo Nacional de Polícia de Murcia, sublinha que, quando partiram para a operação, pensaram estar atrás de uma rede de tráfico de haxixe, mas depararam-se com tráfico de drogas duras. «Os indivíduos pensavam actuar de forma mais segura em Portugal», acrescenta este policia. A droga destinava-se a Espanha e posteriormente ao Norte e Centro da Europa.
A cocaína apreendida está avaliada em 80 milhões de euros. Mota Carmo, director da Polícia Judiciária de Faro, não se lembra de uma tão grande apreensão nos últimos tempos: «Sublinho que é uma droga dura e estimo ser uma das maiores apreensões deste ano na Europa».
A droga foi encontrada num armazém situado na zona sotavento do Algarve, mais perto da fronteira, e a ser transportada para Espanha.