O incêndio de Monchique alastrou ao concelho vizinho na quarta-feira. Presidente da Junta de Freguesia de Monchique diz que a situação melhorou, mas que ainda há habitantes que não regressaram a casa.
Corpo do artigo
As autoridades retiraram mais de uma centena de pessoas durante a noite. Uma medida de precaução nas localidades situadas ao longo da Estrada Nacional 124, que foi cortada, com a aproximação das chamas.
As pessoas retiradas de várias localidades do concelho passaram a noite num pavilhão da Escola EB 2,3 João de Deus, em São Bartolomeu de Messines.
TSF\audio\2018\08\noticias\09\maria_augusta_casaca_8h
Ouvido pela TSF, também o presidente da Junta de Freguesia de Monchique, José Gonçalo, esclarece que ainda há "alguns habitantes" que não puderam regressar a casa depois da maior proximidade do fogo."Ainda não se conseguiram criar as condições de segurança e, noutros casos, houve inclusive habitações que arderam", afirma José Gonçalo.
E o autarca acrescenta: "Os serviços competentes estão ainda a tratar da instalação de pessoas, mas também é necessário repor, por exemplo, sistemas de rega, é necessário reabrir caminhos, tratar de habitações e repor muita coisa. Foi uma situação de fogo muito violenta".
Ainda assim, conta à TSF, a situação na freguesia é agora menos preocupante. "Não tenho conhecimento de nenhuma situação fora de controlo. Há alguns reacendimentos e situações que nos colocam de sobreaviso, mas, felizmente, a situação está mais aliviada".
Ao sexto dia de incêndio, não há previsão de quando as chamas possam estar dominadas. Às primeiras horas desta quinta-feira, no terreno, continuam mais de 1200 homens que estão a ser apoiadas por mais de 380 viaturas. A página da Proteção Civil na Internet informa ainda que foram acionados três aviões Canadair espanhóis.
Por causa do fogo, a GNR fez alguns cortes ao longo da Estrada Nacional 266, entre Monchique e Silves e da Estrada Nacional 267, entre Monchique e São Marcos da Serra. À TSF, a GNR adianta ainda que também há condicionamentos ao longo da Estrada Municipal 501, junto a Monchique e da 502, entre Silves e São Marcos da Serra.