Mais dois "sites" do Governo português, o Centro de Gestão da Rede Informática e o do Portal para a Igualdade foram alvos de ataques de um grupo de piratas informáticos.
Corpo do artigo
Tanto a página dedicada à imprensa do Portal da Igualdade como a página de administrador do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo mantinham, cerca das 16:00 de hoje, a página colocada pelo NeT-DeVil.
Trata-se de uma página, em fundo negro, onde se pode ler a frase "!! Hacked", uma frase em árabe e um "link" para um vídeo no youtube do utilizador "aboshatat".
A informação inicial sobre ataques informáticos contra "sites" do governo português foi remetida à Lusa pelo "site" "websegura" e confirmada pela Lusa nos "sites" em questão.
O grupo NeT-DeVil tinha já atacado os "sites" das embaixadas portuguesas no Irão, Reino Unido e República Checa, deixando uma página idêntica, como informou à Lusa um dos responsáveis do "websegura".
Nos últimos dias foram ainda alvos de ataque as páginas das embaixadas em Berlim, Madrid e Maputo onde um outro grupo, identificado como "Sanfour 25", deixou assinaturas que ao inicio da tarde ainda eram visíveis.
O grupo "Sanfour25" visou ainda o "site" da Autoridade Nacional para a Proibição das Armas Químicas.
As páginas em questão foram substituídas por uma página em branco onde se pode ler, no canto superior esquerdo, as palavras "Sanfour 25", assinatura do grupo.