A Casa de Repouso Fonte Serrã conta atualmente com 55 casos positivos, dos quais 42 são utentes e 13 funcionários.
Corpo do artigo
Dois utentes do lar na Póvoa de Santarém onde foi detetado um surto de Covid-19 foram encaminhados para o Hospital Distrital de Santarém, após terem apresentado sintomas, informou à agência Lusa o presidente do município.
De acordo com Ricardo Gonçalves (PSD), que falava à tarde, encontram-se atualmente 13 utentes no Hospital Distrital de Santarém (HDS), nove no Centro Hospitalar do Médio Tejo, em Abrantes, e 21 utentes assintomáticos na Casa de Repouso Fonte Serrã.
O coordenador da Proteção Civil Municipal de Santarém, José Guilherme, tinha referido hoje de manhã à Lusa que no lar permaneciam 23 utentes que testaram positivo à Covid-19, antes de serem conhecidos os novos casos com sintomas.
12603111
O presidente da Câmara de Santarém, que também tem a tutela da Proteção Civil, explicou que houve uma pessoa infetada que regressou ao lar, somando-se aos 22 utentes assintomáticos referidos já na quinta-feira.
"Há um utente que regressou, entretanto, e que também estava positivo. Agora ficam 21 no lar", realçou.
No entanto, esta quinta-feira de manhã, os 18 utentes que não testaram positivo foram transferidos para um lar em Fátima, concelho de Ourém, também no distrito de Santarém.
"Hoje, durante a manhã, sete da manhã, os 18 utentes que deram negativo foram para Fátima", afirmou o autarca.
Ricardo Gonçalves explicou que a Casa de Repouso Fonte Serrã conta atualmente com 55 casos positivos, dos quais 42 são utentes e 13 funcionários.
Na quinta-feira, o presidente do município ressalvou que as decisões tinham sido tomadas pelas entidades de saúde (saúde pública, saúde hospitalar e saúde familiar), sendo discutidas na comissão distrital da Proteção Civil.
O autarca referiu também que a Segurança Social, em conjunto com a Cruz Vermelha, conseguiu "arranjar 11 funcionários" para trabalharem na Casa de Repouso Fonte Serra, garantindo as condições mínimas de segurança para os utentes que ainda lá se mantêm.
12602551
O presidente da Câmara Municipal de Santarém acrescentou que o Agrupamento de Centros de Saúde Lezíria do Tejo disponibilizou um médico e dois enfermeiros para acompanharem os doentes no lar.
A pandemia do coronavírus que provoca a Covid-19 já fez pelo menos 863.679 mortos e infetou mais de 26 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.827 pessoas das 58.633 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.