Na ilha de Porto Santo decorre este sábado um concurso gastronómico para determinar qual o melhor prato de atum. O concurso está integrado no Festival Rota do Atum e tem a curadoria do chef Cordeiro.
Corpo do artigo
Só uma unidade hoteleira na ilha de Porto Santo, na Madeira, pode chegar a consumir sete toneladas de atum por ano, o que demonstra a importância que esta espécie representa na economia local. Por isso mesmo, a organização do Festival Rota do Atum decidiu realizar um concurso gastronómico, que tem como curador gastronómico o Chefe Cordeiro.
Entre pratos gourmet e pratos mais tradicionais, o grande objetivo é que o atum fosse o rei e o sabor o critério principal. O vencedor será divulgado num jantar de gala que decorre esta noite para encerrar o Festival Rota do Atum.
TSF\audio\2018\06\noticias\09\miguel_midoes_concurso_atum_chefe_cordeiro_manha_sabado
Sem batota o chef Cordeiro, curador do Festival Rota do Atum no Porto Santo, abriu o concurso, que na corrida tem cinco chefes de cinco restaurantes porto-santenses.
Vau é uma chef de cozinha brasileira no Restaurante O Jorge, em Porto Santo, apaixonada pelos ingredientes da ilha, da região e do país: batata-doce, pirrilha (uma erva saborosa que nasce na ilha dourada), mel de tabaibo e castanha portuguesa.
Assim foi porque um dos critérios mais importantes de avaliação foi a utilização de produtos típicos da ilha de Porto Santo, como sublinha Manuel Santos, Chefe no Hotel Vila Baleira, que organiza o festival do Atum.
Mais gourmet ou mais tradicional pouco interessa, vai ganhar o que tiver mais sabor.
Do programa da primeira edição do Festival Rota do Atum destaca-se no dia de encerramento [este sábado] uma tertúlia de pescadores às 12h00 e a sessão de encerramento com Humberto Vasconcelos, secretário regional de agricultura e pescas.