O tempo quente vai marcar o início de semana com céu pouco nublado. Temperaturas em Santarém e Alentejo podem chegar aos 41 graus.
Corpo do artigo
Esta segunda-feira vai ser muito quente com temperaturas elevadas. "Vamos continuar com tempo quente. As máximas vão variar entre 31/32 e os 39/40 ou mesmo 41 graus localmente. As zonas mais quentes serão Vale do Tejo, distrito de Santarém, e interior do Alentejo e distrito de Castelo Branco", adianta a meteorologista Maria João Frada.
De acordo com Maria João Frada, as temperaturas mínimas também são relativamente elevadas em grande parte do território
"Foi uma noite tropical, com temperaturas mínimas superiores a 20 graus com exceção da faixa costeira ocidental. O céu vai estar limpo e está prevista alguma neblina matinal e o vento vai soprar em geral fraco a partir do meio da tarde", salientou.
No que diz respeito a terça-feira, segundo Maria João Frada, será um dia diferente, com uma descida das temperaturas.
"Terça-feira vai ser um dia diferente devido a uma corrente de noroeste que vai chegar às regiões do interior, que vai trazer uma massa de ar mais fresco. As temperaturas máximas tendem a descer no litoral oeste, sendo mais significativas e acentuadas em alguns locais", disse.
Segundo a meteorologista, as descidas nas regiões do norte e centro podem variar entre os 03 e os 08 graus.
"Em Lisboa, a máxima andará na casa dos 30/31 graus comparativamente com hoje que vão estar 36. No interior, os valores serão mais elevados, em particular nos distritos do interior centro/sul", adiantou.
No que diz respeito ao resto da semana, Maria João Frada adiantou que as temperaturas vão manter-se, havendo a registar uma ligeira descida das mínimas.
"Vamos ter é depois nebulosidade baixa a norte do Cabo Raso na quarta e quinta-feira e o vento vai ser moderado de noroeste", disse.
Entre terça e sexta-feira as temperaturas vão variar entre os 30 e 35 graus, com exceção da faixa costeira onde serão mais baixas.
"Na quinta e sexta-feira, eventualmente haverá nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior e eventualmente aguaceiros no interior mas é um cenário a confirmar", concluiu.
Com o tempo quente de hoje, dezanove concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Leiria, Guarda, Aveiro, Porto e Braga apresentam risco 'Máximo' de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O instituto colocou em risco 'Máximo' de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos (Leiria), Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis e Miranda do Corvo (Coimbra), Trancoso (Guarda), São Pedro do Sul (Viseu), Castelo de Paiva, Arouca (Aveiro), Valongo (Porto) e Póvoa do Lanhoso (Braga).
Em risco 'Muito Elevado' e 'Elevado' de incêndio estão vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.