
O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, abandonou hoje uma conferência que se ia iniciar em Lisboa, após ter sido impedido de falar por um grupo de manifestantes.
Corpo do artigo
Quando o secretário de Estado se preparava para falar na conferência "A região metropolitana, a mobilidade e a logística", um grupo de manifestantes da Federação dos Sindicatos e Comunicações (FECTRANS) levantou-se, começou a rir e a gritar: «Queremos o nosso dinheiro, este Governo para a rua».
[youtube:TeuILTlXjt0]
De seguida, o grupo abriu uma faixa onde se lia «swaps? Basta de alimentar especuladores com o roubo dos nossos salários».
Os manifestantes colocaram narizes de palhaços e mostraram cartões vermelhos a Sérgio Monteiro.
Minutos depois, quando a organização tentou retomar os trabalhos, os ânimos exaltaram-se e ouviram-se gritos. Os manifestantes disseram que se recusavam a terminar o protesto pelo que o governante interveio numa tentativa de restabelecer a ordem.
«Respeito a liberdade de manifestação e de expressão, mas ela também tem que ser um valor respeitado por vós», afirmou Sérgio Monteiro.
Em resposta, continuou a ouvir-se «Governo para a rua» e o secretário de Estado levantou-se e abandonou a sala.
Manuel Leal, sindicalista da Carris, que esteve neste protesto, diz que ficaram zangados porque não foram convidados para esta conferência num debate no qual consideram que têm uma palavra a dizer e que à boleia da polémica dos contratos de risco dos swap, que financiaram empresas públicas de transportes, aproveitaram para pedir a demissão do Governo.