Manifesto reúne dezenas de subscritores contra "aberrações" que estão a nascer em Lisboa
Uma cidade para os muito ricos e os turistas. Novas obras em curso vão descaracterizar Lisboa, alerta manifesto.
Corpo do artigo
É apresentado esta segunda-feira em Lisboa um manifesto contra a política de urbanismo em Lisboa, assinado por quase 100 subscritores.
O objetivo é levantar a voz contra os projetos que apelam de "aberrações" e que ajudam a expulsar os lisboetas da cidade.
A ideia nasceu partiu do professor do Instituto Superior Técnico Nunes da Silva e dos antigos autarcas Pedro Santos Costa e Carlos Marques.
Em declarações à TSF, o antigo deputado municipal do Bloco de Esquerda na assembleia municipal de Lisboa, fala sobre o edifício que fez transbordar a indignação.
TSF\audio\2019\07\noticias\29\carlos_marques_1_exemplos_07h
"Lisboa vai ficar reduzida a uma cidade dos muito ricos e do turismo", lamenta Carlos Marques.
O antigo autarca espera que o documento sirva para reverter alguns projetos planeados para a cidade.
TSF\audio\2019\07\noticias\29\carlos_marques_2_o_q_espera
Entre aqueles que assinaram o manifesto Lisboa Precisa, encontram-se nomes como Otelo Saraiva de Carvalho, os deputados do BE Pedro Soares e Jorge Falcato, a historiadora Raquel Varela e o geógrafo Jorge Malheiros.
Os mentores pensam promover debates, mas só depois das eleições legislativas, para não haver qualquer partidarização da iniciativa.