Marca chinesa plagia ilustração de artista portuguesa e vende-a em t-shirts por 6 euros
Lara Luís recorreu à rede social Instagram para manifestar o seu desagrado: "É como arrancar um pedaço de mim mesmo".
Corpo do artigo
A marca chinesa Shein plagiou a ilustração de uma artista portuguesa, comercializando-a de forma indevida. A t-shirt estampada com o desenho de Lara Luís está à venda no site da Shein, por seis euros.
A artista, que conta com mais de 25 mil seguidores, recorreu à rede social Instagram para manifestar o seu desagrado.
"A Shein roubou a minha ilustração e a está a vender no seu site. Eu não consigo dizer o quão triste isso me deixa. Como uma artista independente, que passou anos de muito trabalho e dedicação para criar um trabalho original... É como arrancar um pedaço de mim mesmo. A pior parte é que não há quase nada que eu possa fazer contra uma marca desse tamanho da China. Então, a única forma de chamar a atenção deles é fazer barulho", escreveu Lara Luís.
Esta não é a primeira vez que peças de artistas portugueses são plagiadas e vendidas como originais por marcas estrangeiras.
Já em março, foi noticiado que a conhecida designer norte-americana Tory Burch vendia imitações das peças de cerâmica da marca portuguesa Bordallo Pinheiro como se fossem criações póprias. A designer foi mais longe e chegou mesmo a apropriar-se peças da cultura tradicional portuguesa, copiando características da camisola poveira, peça de vestuário típica da comunidade piscatória de Póvoa de Varzim, promovendo-a inicialmente como uma peça de inspiração mexicana e vendendo-a no seu site por 695 euros (nas lojas de artesanato da cidade portuguesa não custam mais de 60 euros).
13502620
13531965