O Presidente da República destaca o papel do antecessor na valorização da Inclusão Social e pelo impulso dado por Cavaco Silva ao voluntariado no país.
Corpo do artigo
Marcelo Rebelo de Sousa defendeu hoje, em Lisboa, que "o voluntariado é cada vez mais necessário" para dar resposta às necessidades do país. A propósito da comemoração dos dez anos da Bolsa do Voluntariado, o presidente da República visitou o Banco de Bens Doados no bairro social da Quinta do Cabrinha, na Avenida de Ceuta, onde fez questão de sublinhar a importância do trabalho voluntário e elogiar Cavaco Silva por ter "inaugurado uma nova forma de resposta" aos problemas das pessoas.
"Há que reconhecer que em 2006 lançar um roteiro preocupado com a inclusão social, quando o mundo ainda não tinha conhecido a crise que conheceria e Portugal o agravamento da crise que também conheceria, representa uma perceção e uma sensibilidade social muito aguda", disse o presidente na cerimónia, na presença de Cavaco Silva e da mulher.
"Os gestos valem mais do que as palavras. Valem mil palavras. E o gesto da inscrição (como voluntário) pelo presidente Cavaco Silva valeu por muitas palavras", acrescentou Marcelo.
Durante a intervenção, Marcelo sublinhou ainda o trabalho da Entreajuda e de milhares de pessoas que se entregam aos outros de norte a sul do país.
Por ano, cerca de 1400 associações abastecem-se no banco de bens doados para distribuir bens aos mais carenciados de norte a sul do país.