"Há danos significativos." Marcelo pede "atenção" às previsões meteorológicas e que se pense em solução
Em declarações à TSF, o Presidente da República considera fazer sentido "começar a pensar numa solução" para lidar com danos que seja "mais ou menos duradoura, dentro do preventivo".
Corpo do artigo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu, em declarações à TSF, "atenção ao grau de previsões" para uma "noção exata do que vai ainda acontecer" durante o período de más condições climatéricas que têm atingido o território português.
"Há danos significativos em infraestruturas e vias de comunicação, quer em centros urbanos, quer no mundo rural", relata o chefe de Estado, pelo que "é importante que se vá fazendo o levantamento e se tenha uma noção exata desses danos, não só os pessoais, mas também os coletivos, para se saber como lidar com essa realidade".
TSF\audio\2022\12\noticias\13\marcelo_1
Para Marcelo Rebelo de Sousa, "faz sentido começar a pensar numa solução que seja mais ou menos duradoura, dentro do preventivo". O Presidente da República deu o exemplo das decisões do Conselho Europeu face à pandemia causada pela Covid-19, para se criar uma "fórmula defensiva financeira para acautelar a intervenção que não seja caso a caso".
O chefe de Estado considera que o pior das inundações que atingiram todo o território de Portugal continental ocorreu "até ao começo da tarde" desta terça-feira.
TSF\audio\2022\12\noticias\13\marcelo_2
"De uma forma geral, a evolução foi: a manhã pior e com ocorrências em vários sítios de todo o país, e em maior número naquela que era considerada a pior noite, mas com alguma incidência em zonas surpreendentes, como, por exemplo, Portalegre", enumerou.
Em conversa com antigos autarcas do distrito alentejano, escutou que "é impressionante como se passou da seca para o que nunca se tinha visto" em alguns concelhos.
Na deslocação para o Conselho de Estado, esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa conta que viu os problemas em Cascais e Algés, onde "passou duas vezes" durante esta manhã.
"É uma zona que tem o encontro da maré com o problema de escoamento de águas", explica.
15475653