Sondagem: Marcelo perde terreno. Costa e Governo com saldo negativo, oposição ainda mais
É um retrato crítico da atuação dos políticos aquele que sai da sondagem da Aximage para TSF-JN-DN: o Presidente da República recua na avaliação positiva, o Governo mantém-se em terreno negativo, na Saúde, Manuel Pizarro regista um tombo e Montenegro não é visto como líder da oposição.
Corpo do artigo
O verão deixou marcas na avaliação que esta sondagem faz do desempenho do Presidente da República. Se em julho, Marcelo Rebelo de Sousa parecia ter travado a tendência de queda, agora baixa para os 44% de avaliações positivas e as opiniões negativas (que sobem 7pp para os 34%) estão, sobretudo, situadas à direita. Ainda assim, o Presidente está em terreno favorável.
Nas vésperas do debate orçamental, António Costa e o Governo que, em julho, tinham recuperado terreno, registam agora uma avaliação ligeiramente pior, com menos opiniões positivas. Mais de metade dos inquiridos lhes dá negativa. Apenas junto do eleitorado socialista, conseguem uma boa nota.
Entre os cinco ministros avaliados nesta sondagem, apenas Mariana Vieira da Silva mantém avaliação positiva, mesmo descendo ligeiramente. José Luís Carneiro está na linha de água com empate entre opiniões positivas e negativas. Segue-se Fernando Medina que, em relação a julho, regista mais apoio junto de quem assume o voto no PS. Manuel Pizarro reforça a tendência de queda (sobretudo junto dos mais velhos) e só é ultrapassado por João Galamba que ainda assim parece estar a recuperar.
Mas se o Governo está em terreno negativo, a oposição ainda consegue sair pior do retrato deste momento com nota negativa de quase 60% dos inquiridos. Apenas 21% aprovam o desempenho da oposição. Entre aqueles que afirmam votar no PSD, mais de metade reprovam.
Quando se pergunta quem é a principal figura da oposição, e depois de uma ligeira recuperação, em julho, Luís Montenegro volta a perder terreno: está a 15 pontos de distância de André Ventura. Ventura lidera em quase todos os segmentos, com destaque para o voto jovem, Montenegro só o ultrapassa junto dos eleitores mais velhos. Em terceiro, Mariana Mortágua tem 8%. Cerca de 20% não sabem ou não respondem a esta questão.
FICHA TÉCNICA
Sondagem de opinião realizada pela Aximage para JN/DN/TSF. Universo:
Indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal. Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região. A amostra teve 805 entrevistas efetivas: 680 entrevistas online e 125 entrevistas telefónicas; 382 homens e 423 mulheres; 185 entre os 18 e os 34 anos, 212 entre os 35 e os 49 anos, 195 entre os 50 e os 64 anos e 213 para os 65 e mais anos; Norte 279, Centro 161, Sul e Ilhas 118, A. M. Lisboa 247. Técnica: aplicação online (CAWI) de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas para pessoas com 18 ou mais anos; entrevistas telefónicas (CATI) do mesmo questionário ao subuniverso utilizado pela Aximage, com preenchimento das mesmas quotas para os indivíduos com 50 e mais anos e outros. O trabalho de campo decorreu entre 18 e 24 de outubro de 2023. Taxa de resposta: 68,68%. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de +/- 3,5%. Responsabilidade do estudo: Aximage, sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.