Associação cívica RIONOR pretende chamar a atenção de Governo e sociedade civil para "problemas graves como o despovoamento, vias de comunicação e património".
Corpo do artigo
A RIONOR - Rede Ibérica Ocidental para uma Nova Ordenação Raiana é uma associação criada em 2016, por portugueses e espanhóis que pretende lutar pelos direitos das populações que vivem nos territórios do interior português e espanhol.
TSF\audio\2018\05\noticias\04\afonso_balserida_entrevista_francisco_alves_marcha_pelo_direito_a_habitar_os_territorios_raianos
Até hoje a RIONOR já realizou diversos "Conselhos Raianos" (espécie de plenários ou reuniões abertas à população e peritos), em diversas vilas e cidade de Espanha e Portugal. Delas saíram várias resoluções - algumas já apresentadas ao Governo e que, segundo a associação, "não tiveram reposta nenhuma".
Esta sexta-feira à tarde está previsto que uma caravana de tratores e outros veículos motorizados, inédita em Bragança, percorra as principais ruas da cidade, para marchar "pelo direito a habitar os territórios raianos".
A RIONOR quer fazer ouvir as suas reivindicações que passam pelo pagamento dos prejuízos que as populações têm com os animais selvagens; ligações rodoviárias que passam pela reposição das antigas linhas férreas com ligação a Espanha; transformação do Aeródromo de Bragança em Aeroporto Regional e melhoria das redes digitais de comunicação de dados que possibilitem melhores comunicações das populações de um e outro lado da fronteira.