
Reportagem em Bragança. Zona agrícola © Esta fotografia não pode ser reproduzida por qualquer forma ou quaisquer meios electrónicos, mecânicos ou outros, incluindo fotocópia, gravação magnética ou qualquer processo de armazenamento ou sistema de recuperação de informação, sem prévia autorização escrita da Global Notícias.
Amin Chaar
Associação cívica RIONOR pretende chamar a atenção de Governo e sociedade civil para "problemas graves como o despovoamento, vias de comunicação e património".
Corpo do artigo
A RIONOR - Rede Ibérica Ocidental para uma Nova Ordenação Raiana é uma associação criada em 2016, por portugueses e espanhóis que pretende lutar pelos direitos das populações que vivem nos territórios do interior português e espanhol.
TSF\audio\2018\05\noticias\04\afonso_balserida_entrevista_francisco_alves_marcha_pelo_direito_a_habitar_os_territorios_raianos
Até hoje a RIONOR já realizou diversos "Conselhos Raianos" (espécie de plenários ou reuniões abertas à população e peritos), em diversas vilas e cidade de Espanha e Portugal. Delas saíram várias resoluções - algumas já apresentadas ao Governo e que, segundo a associação, "não tiveram reposta nenhuma".
Esta sexta-feira à tarde está previsto que uma caravana de tratores e outros veículos motorizados, inédita em Bragança, percorra as principais ruas da cidade, para marchar "pelo direito a habitar os territórios raianos".
A RIONOR quer fazer ouvir as suas reivindicações que passam pelo pagamento dos prejuízos que as populações têm com os animais selvagens; ligações rodoviárias que passam pela reposição das antigas linhas férreas com ligação a Espanha; transformação do Aeródromo de Bragança em Aeroporto Regional e melhoria das redes digitais de comunicação de dados que possibilitem melhores comunicações das populações de um e outro lado da fronteira.