
Foto: DR (arquivo)
A primeira ambulância chegou esta manhã aos bombeiros da Trafaria, no concelho de Almada, e até este sábado devem chegar mais duas
Depois da reunião que juntou, na quinta-feira, o presidente da Liga dos Bombeiros e o presidente do INEM, já está no terreno o reforço de ambulâncias na Margem Sul do Tejo. Em declarações à TSF, Eduardo Correia, vice-presidente da Liga revela que a primeira ambulância chegou esta manhã aos bombeiros da Trafaria, no concelho de Almada, e até este sábado devem chegar mais duas.
"A intenção é pôr de imediato mais três ambulâncias operacionais na Península de Setúbal. Uma delas já arrancou hoje [sexta-feira] às 08h00, no Corpo de Bombeiros da Trafaria, que era um dos corpos bombeiros da Península que não tinha nenhum posto de emergência médica sazonal", explica à TSF Eduardo Correia.
O reforço de ambulâncias na Margem Sul acontece depois da morte de duas pessoas, esta semana, enquanto esperavam por assistência do INEM.
De acordo com o Semanário Expresso, a Liga dos Bombeiros Portugueses estima serem necessárias no mínimo mais 25 a 30 ambulâncias a operar no país devido ao pico da gripe. A LBP fez as contas e totaliza mais 125 mil euros por mês.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) pediu, na passada quinta-feira, a contratualização de mais viaturas aos bombeiros, depois de, numa semana terem sido registadas três mortes associadas à demora no socorro. Em declarações ao Expresso, já depois de serem conhecidos dois destes casos, a ministra da Saúde garantiu que não pediu, nem vai pedir para sair do Governo. O próprio chefe de Estado saiu em defesa de Ana Paula Martins, garantindo que a ministra vai continuar no Governo, durante o debate quinzenal na Assembleia da República na quinta-feira.
Luís Montenegro avançou no mesmo debate com a informação de que será precedida a compra de 275 viaturas para o INEM, num investimento de 16,8 milhões de euros, e mais 400 a 500 camas em unidades intermédias para poder tirar do sistema hospitalar casos sociais.
Notícia atualizada às 11h37
