Maria Coroada, é uma peça de teatro que parte de uma história real, em Portugal, nos finais do século XIX , estreia amanhã, quinta feira 23 de novembro, no Teatro São João, no Porto.
Corpo do artigo
Há uma aldeia, que ainda hoje existe, Granja do Tedo, nos arredores de Viseu, concelho de Tabuaça, onde a meio do século XIX, uma mulher, uma família, a partir de um livro, que ninguém sabe muito bem que livro foi, que um dos filhos trouxe depois de ter chegado da guerra civil portuguesa, ali para os lados de 1840, criou uma seita religiosa, com uma das irmãs na frente de tudo a que chamaram a terceira Eva, por Jesus Coroada, a Maria Coroada. João Garcia Miguel escreve o texto, no rescaldo de toda esta história, e encena o espetáculo em conjunto com a Alma d"arame e a ASTA Teatro e tudo parte, parece, de um livro.
Depois de tudo isto foi precisar criar um espetáculo, com essa ideia de uma mulher que é a Maria Coroada, que vive, numa casa, a que chamaram Arca da Aliança, como era chamada por esta seita de portas abertas a todos e João Garcia Miguel também tem ajuda para esta cena em palco.
Além de todo o enredo religioso, nesta história verdadeira, que aconteceu, há também a visão politica e social, que a Maria Coroada quis fazer passar durante sete anos na Granja do Tedo onde a fraternidade fazia parte desta família que nunca foi contra ninguém e abriu as portas as centenas de pessoas.
Nestes meados do século XIX, Maria Coroada, falava na valorização do papel da mulher, a ideia do naturismo, a solidariedade com os pobres, e pedia o ensino gratuito para todos.
Texto
João Garcia Miguel
Direção E Espaço Cénico
Amândio Anastácio, João Garcia Miguel
Figurinos
Rute Osório De Castro
Assistência De Encenação
Gustavo Antunes
Direção Técnica
João Sofio, Bruno Boaro
Direção De Produção
Ricardo Falcão, Rui Pires, André Heitor
Interpretação Carmo Teixeira, Gustavo Antunes, Manuel João Vieira, Miguel Moreira, Oceana Basílio, Rui Oliveira, Sérgio Novo Músico João Bastos
Cocriação
A Companhia João Garcia Miguel, Alma D"arame, Asta
Coprodução
Teatro Aveirense, Cineteatro Curvo Semedo, Cineteatro Louletano, Teatro Virgínia, Teatro Nacional São João
A Companhia João Garcia Miguel, a Alma d"Arame e a ASTA Teatro estreiam amanhã, 23 de novembro Maria Coroada, no Teatro Nacional São João no Porto e fica até domingo 26 de novembro.