Maria de Belém Roseira já comunicou a intenção de candidatura ao secretário-geral do PS. António Costa lembra que a prioridade do partido são as legislativas de outubro.
Corpo do artigo
A ex-presidente do PS, Maria de Belém Roseira, anunciou esta segunda-feira que se vai candidatar às eleições presidenciais de 2016.
"Apresentarei publicamente a minha candidatura após as eleições legislativas de 04 de outubro", disse Maria de Belém numa nota enviada à agência Lusa, acrescentando que já comunicou a sua intenção ao secretário-geral do PS, António Costa.
Na mesma nota, a ex-ministra da Saúde refere que "a prioridade para o Partido Socialista, neste momento, são as eleições legislativas", mas justifica o seu anúncio hoje "para evitar especulações" e pelo respeito que lhe merecem as pessoas que lhe têm manifestado o seu apoio.
António Costa, em declarações à SIC Notícias, remeteu para mais tarde uma decisão sobre as Presidenciais e insistiu que a prioridade do PS são as eleições legislativas e que o mesmo acontece com Maria de Belém Roseira.
José Lello, um apoiante declarado da antiga presidente do partido, diz que com este anúncio Maria de Belém Roseira esclarece as dúvidas e deixa as Presidenciais em banho-maria para serem retomadas depois das Legislativas.
Já Vitor Ramalho, apoiante de Sampaio da Nóvoa, critica Maria de Belém dizendo que esta candidatura destina-se a perturbar as eleições legislativas.
Por seu turno, Henrique Neto, empresário e antigo deputado do PS, também ele candidato a Belém, diz à TSF que está convencido que o PS vai apoiar Sampaio da Nóvoa.