Nascida no seio de uma família marcada por constantes perseguições políticas, a vida de Maria de Jesus Barroso esteve sempre ligada à política, mas não só. Neste entrevista à TSF, conduzida por Manuel Vilas-Boas, Maria de Jesus Barroso recorda, com grande lucidez, as memórias de 90 anos de vida.
Corpo do artigo
Maria de Jesus Barroso nasce numa família marcada por constantes perseguições políticas. O casamento com Mário Soares, no Aljube de Lisboa, em 1949, vai intensificar a repressão do Estado Novo, com prisões e exílios, até à Revolução de Abril de 1974.
Sempre discreta, Maria de Jesus entrega-se, desde a adolescência, ao teatro que estuda intensamente, no Conservatório Nacional.
Mas é a sua intervenção política, no MUD Juvenil, e, mais tarde, no Congresso da Oposição Democrática, em Aveiro, que a vai impedir de pisar o palco e de ensinar, no colégio Moderno, propriedade da família.
Na Presidência da República, ao lado de Mário Soares, Maria de Jesus abre-se a preocupações de carácter social e cultural.
Funda o Movimento de Emergência Infantil, a associação para a prevenção da violência na escola e na Comunicação Social. Colabora no processo de paz em Moçambique e defende a causa de Aristides de Sousa Mendes. Preside à Fundação "Pro Dignitate", numa luta constante pelos Direitos Humanos.
Neste sábado, 2 de Maio de 2015, Maria de Jesus Barroso completou 90 anos de vida.