O peixe e o marisco são a base da restauração da Nazaré. Na onda da restauração tradicional, há quatro décadas que uma casa com nome de mulher mantém essência nazarena.
Corpo do artigo
Pederneira foi a sede de concelho até 1912, mas desde então a Nazaré ganhou aquele estatuto administrativo e outra relevância em vários domínios.
Praia famosa, centro piscatório e meca do surf, consagrada mundialmente pelos intrépidos praticantes que desafiam as ondas gigantes do famoso canhão da Praia do Norte, a Nazaré é um destino turístico e gastronómico cada vez mais procurado.
O peixe fresco e o marisco preenchem as ementas da maioria dos espaços de restauração.
Um deles é o Maria do Mar, localizado numa perpendicular à avenida marginal. Um restaurante marcado pela simplicidade e ambiente castiço, cujo nome é homenagem à mãe da proprietária. O lado familiar é, aliás, uma das características mais vincadas desta casa com identidade nazarena, seja na cozinha ou na decoração.
TSF\audio\2018\11\noticias\21\tsfmesa21
A essência desta casa típica, que já dobrou os 40 anos com porta aberta, é o peixe. Sempre fresco, garantido pela faina do barco da família, que ostenta o mesmo nome do restaurante.
A sala não é muito espaçosa, acomodando três dezenas e meia de comensais; as mesas são apertadas, mas o ambiente é castiço e a decoração à base de motivos marítimos. Amesendação normal.
Para começo de função, para além de queijo de cabra curado ou do mexilhão de vinagrete, insinuam-se as gambas à Orlipa, designação curiosa, resultante dos nomes das filhas da proprietária.
A caldeirada é o prato-rei, marcado pela tradição nazarena, mas neste restaurante quase tudo tem sabor marinho, desde as espetadas de lulas à feijoada de marisco ou ao misto de peixe grelhado.
O arroz preenche um capítulo da ementa particularmente apreciado, qualquer que seja a escolha: tamboril, marisco ou lulas com gambas.
A feijoada de marisco, muito saborosa, é outro dos pratos mais requisitados, pela incorporação de boa matéria-prima.
A oferta em termos de pratos de carne é, logicamente, diminuta ou não fosse a Nazaré um destino gastronómico privilegiado para saborear peixe.
Para sobremesa, a melhor opção é o chamado pijama de doçaria regional.
Garrafeira suficiente. Serviço simpático neste restaurante com forte ligação aos produtos do oceano. Maria do Mar, na Nazaré.
Onde fica:
Localização: Nazaré
Telef.: 919 444 711