A operação aconteceu perto do Algarve. A Marinha sublinha que a remoção das barbatanas de tubarão, uma iguaria na China, a bordo dos navios, é uma prática proibida.
Corpo do artigo
A Marinha portuguesa anunciou que apreendeu duas toneladas de tubarão numa operação a cerca de 50 milhas a sudeste do cabo de São Vicente, no Algarve.
A apreensão aconteceu quinta-feira e foi feita com a Lancha de Fiscalização Cassiopeia. Os tubarões foram detetados numa fiscalização a um navio fábrica nacional, licenciado para a pesca de espécies de profundidade. Os animais apreendidos estavam sem vísceras, sem cabeça e sem barbatanas.
Em comunicado, a Marinha recorda que a remoção das barbatanas de tubarão a bordo dos navios é uma prática proibida que "contribui de forma decisiva para a mortalidade excessiva dos tubarões", "ameaçando a sustentabilidade futura" da espécie.
[twitter:649949688288935936]
As barbatanas de tubarão são um alimento muito apreciado na China, hábito que segundo os ambientalistas e várias organizações internacionais leva à pesca sem regras destes animais que, com frequência, acabam por ser atirados, sem barbatanas, para o mar depois de serem pescados.