Mário Centeno "exerceria muitíssimo bem as funções de Presidente da República"
No programa Não Alinhados, da TSF, João Soares considerou que "Portugal tem uma grande dívida de gratidão" para com Mário Centeno, sublinhando que a sua governança enquanto responsável da pasta das Finanças foi um marco positivo na história do PS.
Corpo do artigo
O antigo presidente da Câmara Municipal de Lisboa João Soares defendeu esta segunda-feira que o atual governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, seria um excelente candidato do PS às próximas eleições presidenciais.
"Estou pronto, se for preciso, a avançar com nomes nos quais me revejo, nomeadamente, o do atual governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, que acho que exerceria muitíssimo bem as funções de Presidente da República", afirmou João Soares, no seu espaço no programa Não Alinhados, da TSF.
TSF\audio\2023\09\noticias\18\joao_soares_centeno
João Soares considera que a governança de Mário Centeno como responsável da pasta das Finanças, entre 2015 e 2020, foi um marco positivo na história da política portuguesa, sublinhando ainda o apreço o economista que angariou durante esta época.
"Acho que foi um grande ministro das Finanças, com o qual Portugal tem uma grande dívida de gratidão - ou, pelo menos, eu tenho uma dívida de gratidão enquanto cidadão português", confessa.
A sugestão deste nome para Belém surgiu a propósito da possibilidade de o atual secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, entrar na corrida às presidenciais. João Soares confessa que apoiaria esta candidatura, mas não acredita que avance devido à incompatibilidade com o "calendário" da ONU.
"Não creio que o calendário das Nações Unidas, do mandato nas Nações Unidas, permita que essa candidatura se verifique. Mas se ela se verificasse, contaria com o meu apoio entusiástico. Seria evidentemente um grande candidato, mas o calendário não o vai permitir", conclui, destacando, contudo, que existem "outros" nomes sonantes, como o é o caso do governador do BdP.
OUÇA AQUI TODAS AS EMISSÕES DE NÃO ALINHADOS, COM JOÃO SOARES