De saída da Comissão Executiva da TAP, além de Silvia Mosquera González, está também Ramiro Sequeira.
Corpo do artigo
Mário Chaves e Maria João Cardoso foram escolhidos para integrar a Comissão Executiva da TAP, liderada por Luís Rodrigues, sendo que este órgão passará a contar com quatro vogais em vez dos atuais cinco, segundo um comunicado.
16375193
"Por deliberação unânime por escrito do acionista único da TAP [Estado] tomada a 17 de maio de 2023, foram eleitos o Sr. Comandante Mário Chaves e a Sr.ª Eng.ª Maria João Cardoso como vogais do Conselho de Administração da TAP, para exercer funções no período remanescente do mandato em curso de 2021/2024", lê-se na mesma nota, publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Assim, "por deliberação do Conselho de Administração da TAP tomada na presente data", foi decidido "reconfigurar a Comissão Executiva da TAP para o período remanescente do mandato em curso de 2021/2024".
A Comissão Executiva será liderada pelo presidente Luís Rodrigues e contará com os vogais Silvia Mosquera González, Gonçalo Neves da Costa Monteiro Pires, Sofia Lufinha, Mário Chaves e Maria João Cardoso.
No entanto, visto que Silvia Mosquera González é demissionária, a Comissão Executiva será depois reduzida a quatro vogais a partir de 23 de junho.
De saída da Comissão Executiva está também Ramiro Sequeira, que assumiu o cargo de presidente executivo (CEO) de forma interina, antes da escolha da agora ex-CEO Christine Ourmières-Widener.
O administrador assumiu o cargo de presidente executivo interino nos meses que separaram a saída de Antonoaldo Neves e a chegada de Christine Ourmières-Widener, tendo estado presente em algumas reuniões técnicas sobre o plano de reestruturação que viria a ser aprovado no final de 2021.
Ramiro Sequeira era o último sobrevivente da equipa executiva original de Christine Ourmières-Widener, eleita em assembleia geral em 24 de junho de 2021, que era composta também por Alexandra Reis (saiu em fevereiro de 2022 e entrou para a equipa Sofia Lufinha em julho), Sílvia Mosquera (renunciou em março e sai em junho) e João Weber Gameiro (renunciou em outubro de 2021 e foi substituído por Gonçalo Pires).
Luís Rodrigues tomou posse como presidente do Conselho de Administração (PCA) e presidente executivo (CEO) da TAP no dia 14 de abril.