
Capa do livro de Mário Soares
Direitos Reservados
A TSF falou com Mário Soares a propósito do livro «Crónica de um Tempo Difícil», que vai ser lançado na próxima segunda-feira, e que reúne crónicas do antigo presidente escritas durante o último ano.
Corpo do artigo
Mário Soares continua a mostrar-se incomodado com o comportamento do Executivo de Passos Coelho.
«A subserviência do Governo à troika é qualquer coisa que me aflige e que me mata», desabafa o antigo presidente da República.
Questionado sobre qual devia ser a atitude do Governo, Soares não hesita na resposta: «era bater com o pé e falar com os outros. Porque é que o primeiro-ministro não foi falar com o [Mario] Monti e com o [Mariano] Rajoy que não querem trazer as troikas para os seus países. Porque é que nós não alinhamos com essa gente e também com a França e com os outros e vamos dizer à senhora [Angela] Merkel que a senhora está enganada, tem que mudar».
A pouco mais de uma semana da visita da chanceler alemã a Portugal, numa altura em que o Governo discute com o FMI uma reforma do Estado e em que se multiplicam as manifestações nas ruas, Soares diz que «a austeridade só leva ao abismo»
«É preciso tratar da economia e lutar contra o desemprego», sublinha o antigo presidente da República, que antecipa um ano de 2013 pior que o de 2012.