Eduardo Barroso, que acompanha o antigo Presidente da República, diz que o tio "não está consciente". Às 18h, o boletim clínico indicava que "não houve alteração ou agravamento" do estado de saúde.
Corpo do artigo
O antigo Presidente da República Mário Soares, de 92 anos, está internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz Vermelha em situação crítica e com "prognóstico reservado", informou o hospital.
Numa declaração aos jornalistas pouco depois das 18:00, o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata, afirmou que "Mário Soares mantém o nível dos sinais vitais e o mesmo grau de consciência, sendo o prognóstico reservado". O porta-voz da unidade hospitalar confirmou que o antigo Presidente da República está inconsciente e que nas últimas horas "tem estado debaixo de intensa vigilância médica, não se verificando alteração ou agravamento da sua situação clínica".
A TSF apurou que Mário Soares está nos cuidados intensivos e está acompanhado pelo filho, João Soares, pela filha, Isabel Soares, e por Eduardo Barroso, que explicou a condição do antigo Presidente da República.
"São 92 anos de uma homem que já estava fragilizado, ainda mais depois da encefalite e de te perdido a sua mulher e, portanto, qualquer soprozinho pode ser mais grave no seu caso. O TAC foi negativo para qualquer outra situação. Tirou-me um grande alívio. Vamos supor que precisava de uma operação, mas não, não tem nada", disse Eduardo Barroso, acrescentando que Mário Soares não está consciente.
"A família está muito preocupada desde há muitos anos, desde o pós-encefalite, o facto de ter cortado com o médico assistente habitual, o facto de ter perdido a mulher, tudo isso tem levado o tio Mário a estar diferente. Quando o Presidente da República o foi visitar depois da eleição e lhe quis dar um abraço, a primeira reação foi "mas quem és tu?" Alterações do estado de consciência. 92 anos muito vividos mas com uma queda nos últimos tempos", comentou o cirurgião.
O antigo Presidente da República está desde esta madrugada em observação no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. Mário Soares celebrou na semana passada, a 7 de dezembro, 92 anos. A última aparição em público do antigo Presidente aconteceu a 28 de setembro, numa homenagem a Maria Barroso.
Na altura, Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu "uma palavra especial" ao fundador do PS, afirmando que era "uma grande alegria" pessoal e institucional vê-lo "nesta homenagem muito justa, e que tem um significado redobrado com a sua presença".