O Festival de Marionetas e Formas Animadas está de regresso a Lisboa e até 26 de maio vai passar por 10 espaços da cidade. A pensar nas famílias, Rute Ribeiro da direção do festival deixa algumas sugestões para o primeiro fim de semana do FIMFA.
Corpo do artigo
As Marionetas Gigantes de Moçambique abrem o Festival esta quinta-feira (9 de maio) e ficam o fim de semana, de 10 a 12 de maio, no Castelo de São Jorge. O espetáculo chama-se "O Bazar e as suas..." e as marionetas têm três e quatro metros de altura. "É um espetáculo muito bonito e fala um pouco do que é viver em Moçambique, também dos problemas socais, mas é um espetáculo que eu recomendo para ser visto em família", conta Rute Ribeiro.
TSF\audio\2019\05\noticias\09\09_maio_2019_tsf_pais_e_filhos
Mas o FIMFA, tem mais espetáculos para serem vistos em família. É o caso de "Hans Christian, You Must Be an Angel" da companhia dinamarquesa Teatret Gruppe 38 que vai estar no Teatro do Bairro. "É uma espécie de espetáculo instalação, vemos uma grande mesa, vinte cadeiras e nessas vinte cadeiras supostamente estão vinte personagens de histórias que Hans Christian Andersen criou." Os espetadores são convidados a circular à volta da mesa e o desafio é descobrirem as histórias e as personagens nos objetos em cima da mesa.
"Vu", da companhia francesa Cie Sacékripa é outra sugestão da diretora do Festival de Marionetas e Formas Animadas para o fim de semana de 11 e 12 de maio. "É um espetáculo que se move na fronteira entre o teatro de objetos e o circo em miniatura." Rute Ribeiro conta que neste espetáculo há um ator que está sozinho em palco e consegue captar a atenção dos espetadores sem dizer uma única palavra. Fá-lo através do recurso a torrões de açúcar, chávenas de chá e outros objectos. "É impressionante!"
Mais informações aqui.