Máscaras, luvas e gel. ASAE deteta 30 crimes de especulação e 80 contraordenações
A operação foi feita no âmbito de uma ação europeia. Em Portugal, foi coordenada pela GNR.
Corpo do artigo
A ASAE apreendeu máscaras, luvas e gel desinfetante durante a primeira vaga da pandemia. A operação envolveu várias autoridades nacionais e foi feita no âmbito de uma ação da Europol em vários países europeus.
Em Portugal, a operação foi coordenada pelo Tenente Coronel Vieira, da GNR. Ouvido pela TSF, explica que "a parte operacional visava a concretização de ações de prevenção ou fiscalização, acompanhando a forma como as máscaras e luvas são recolhidas, transportadas ou descartadas".
A GNR articulou a fiscalização com as autoridades de saúde, uma vez que existiam "locais mais específicos para procurar estas situações, nomeadamente unidades de saúde".
"Notámos que as pessoas começaram a cumprir as normas, demonstrando uma grande cultura cívica", salienta.
A GNR e a PSP não encontraram infrações graves. No entanto, a ASAE detetou 30 crimes de especulação e 80 contraordenações. "Estamos a falar dos grupos económicos que trabalham com este tipo de materiais, principalmente máscaras e gel desinfetante."
O Tenente Coronel Vieira explica que os requisitos legais não estavam a ser cumpridos por diversas empresas, como a falta de homologação pela União Europeia.
O material apreendido pela ASAE tinha um valor de quase 800 mil euros.
13037170
13065683