Massa de ar polar faz cair as temperaturas. Norte e Centro descem até aos 0 ºC
Nos últimos dias, Portugal tem registado temperaturas acima da média para a época, mas o chamado 'Verão de São Martinho' chega ao fim esta terça-feira.
Corpo do artigo
Está a chegar a Portugal continental uma massa de ar polar que a partir de terça-feira vai fazer cair as temperaturas.
À TSF, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Patrícia Gomes, explica que o país vai ser atingido por ar polar "frio e seco" devido à deslocação de um anticiclone.
"A situação meteorológica está condicionada por um anticiclone que está localizado a norte do arquipélago de Açores e que se estende até à Península Ibérica. Ao longo do dia de hoje e durante o dia de amanhã, o centro deste anticiclone vai sofrer uma ligeira alteração, deslocando-se para leste-nordeste, e vai posicionar-se de modo a que haja um transporte de uma massa de ar frio desde o Atlântico norte até à Península Ibérica."
TSF\audio\2023\11\noticias\20\patricia_gomes_1
"A partir de hoje, e principalmente amanhã, vai fazer-se sentir uma descida dos valores de temperatura, tanto dos valores de temperatura mínima como dos valores de temperatura máxima em todo o país", aponta Patrícia Gomes.
A partir de terça-feira, e durante toda a semana, as regiões do Norte e Centro, as temperaturas mínimas vão variar entre os 0 ºC e os 5 º C e no restante território do continente deverão situar-se entre os 5 ºC e 10 ºC.
Já as temperaturas máximas vão oscilar entre os 9 ºC e os 14 ºC nas regiões do Norte e Centro e os 14ºC e 20 ºC no restante território do continente.
TSF\audio\2023\11\noticias\20\patricia_gomes_2
Nos últimos dias, Portugal tem registado temperaturas "ligeiramente acima" da média para esta altura do ano, mas com a passagem desta massa de ar polar os valores de temperatura "vão ficar dentro do que é expectável para esta altura do ano".
Pelo menos até ao dia 28 de novembro "não se espera uma subida de temperatura". Afinal, lembra a meteorologista Patrícia Gomes, "caminhamos a passos largos para o inverno meteorológico, que vai começar no dia 1 de dezembro".
"É normal que os valores da temperatura sejam baixos e que baixem ainda mais a partir de dezembro."